Gmail

  

Passo a passo

1. Escrever um e-mail

  1. Abra o Gmail.
  2. No canto superior esquerdo, clique em Escrever.
  3. No campo "Para", adicione os destinatários. Se quiser, você também poderá adicionar destinatários aos campos "Cc" e "Cco".
  4. Adicione um assunto.
  5. Escreva sua mensagem.
  6. Na parte inferior da página, clique em Enviar.


2. Recuperar um e-mail usando "Cancelar envio"

Se você ativar "Cancelar envio", poderá cancelar uma mensagem logo após enviá-la.

Ativar a opção "Cancelar envio" primeiro

  1. No seu computador, abra o Gmail.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações .
  3. Clique em Configurações.
  4. Na seção "Cancelar envio", marque a caixa ao lado de "Ativar o cancelamento de envio"
  5. Na seção "Período de cancelamento de envio", defina quanto tempo você terá para decidir se quer cancelar o envio de um e-mail.
  6. Na parte inferior da página, clique em Salvar alterações.

Cancelar o envio da sua mensagem

    Após ativar a opção "Cancelar envio", você poderá cancelar o envio de um e-mail.

  1. Assim que enviar o e-mail, você verá o aviso "Sua mensagem foi enviada" e a opção "Desfazer" ou "Exibir mensagem".
  2. Clique em Desfazer.


3. Ativar ou desativar a resposta automática de férias

Configurar a resposta automática de férias

  1. Abra o Gmail.
  2. Na parte superior direita, clique em Configurações .
  3. Clique em Configurações.
  4. Role para baixo até a seção "Resposta automática de férias".
  5. Selecione Resposta automática de férias ativada.
  6. Preencha o intervalo de datas, o assunto e a mensagem.
  7. Abaixo da mensagem, escolha as pessoas para as quais a resposta automática de férias será enviada.
  8. Na parte inferior da página, clique em Salvar alterações.
Observação: Se você tiver uma assinatura do Gmail, ela será mostrada na parte inferior da sua resposta automática de férias.


4. Desativar a resposta automática de férias

Quando a resposta automática de férias estiver ativada, você verá um banner na parte superior da Caixa de entrada mostrando o assunto da sua resposta.

Para desativar sua resposta automática de férias, clique em Finalizar agora.


5. Quando sua resposta automática de férias é enviada


Sua resposta automática de férias começa à meia-noite na data de início e termina às 23h59 na data de término, a menos que você a finalize antes disso.

Na maioria dos casos, a resposta automática de férias só é enviada às pessoas na primeira vez que elas enviam uma mensagem para você.

Estes são os casos em que alguém talvez veja sua resposta automática de férias mais de uma vez:

  • Se a mesma pessoa entrar em contato com você novamente após quatro dias e a resposta automática de férias ainda estiver ativada, ela verá a resposta de novo.
  • Sua resposta automática de férias recomeçará sempre que você editá-la. Se alguém receber sua resposta automática de férias inicial e enviar um e-mail após você editá-la, essa pessoa verá sua nova resposta.
  • Se você usar o Gmail no trabalho, na escola ou em outra organização, poderá escolher se a resposta será enviada a qualquer pessoa ou apenas às pessoas na sua organização.

Observação:
As mensagens enviadas para a pasta "Spam" e as mensagens endereçadas a uma lista de e-mails na qual você esteja inscrito não receberão sua resposta automática de férias.

Perguntas Frequentes


1. Eu posso ordenar minha caixa de entrada por remetente, assunto ou data?

Não. Ao invés disso, utilize as poderosas opções de busca para localizar as mensagens. Procure utilizando um conjunto específico de caracteres para rapidamente encontrar o que você está procurando. Por exemplo, se você quer ver as mensagens de uma pessoa em particular, digite "from:<name>" no campo de pesquisa. 


2. Como funciona a visualização de conversas agrupadas?

Este é um dos principais benefícios do Gmail e também um dos itens mais mal interpretados. Uma thread (ou conversação) é um conjunto de e-mails com o mesmo assunto. O Gmail apresenta essas mensagens em uma linha na sua caixa de entrada, com o número de mensagens relacionadas entre parênteses. Quando responder ou encaminhar uma mensagem, você escolhe a mensagem específica que deseja responder, então clique em Responder, Responder a Todos, ou Encaminhar. Na nova caixa de mensagens, você pode rolar para baixo para ver exatamente o que foi enviado para o destinatário, e cada item que você não quiser incluir na mensagem poderá ser excluído. 



3. Como posso sinalizar as mensagens para acompanhá-las?
  • Use "*" (estrela) para identificar mensagens que precisam de acompanhamento e use a opção "Com estrela" para rever esses itens. Desative a avaliação por estrelas na mensagem quando não for mais necessário o seu acompanhamento.
  • Aplique um "Follow Up" ou "To Do" para as mensagens que precisam de atenção especial. Ative o lab "Várias caixas de entrada" e adicione o mesmo a um dos painéis:
marcador:Follow Up
OU marcador:To Do
  • Transforme uma mensagem em uma tarefa, abrindo o e-mail e clicando na opção "Mais" e selecione "Adicionar às Tarefas". Uma vez que você adicionar um item à lista de tarefas, atribuirá uma data de vencimento. Ative a exibição de seu calendário de tarefas no Calendário Google para ver suas tarefas lá. 


4. Como eu posso designar uma mensagem como "Importante" ou "Urgente"?

O Gmail não trabalha com este tipo de marcação nas mensagens. Mensagens que precisem ser acompanhadas podem ser marcadas com estrela, ou você pode criar etiquetas para categorizar todas as mensagens que precisam de atenção especial, como "Importante" ou "Urgente". Outra possibilidade é incluir as palavras "Importante" ou "Urgente" no assunto do e-mail, e configurar filtros do Gmail que procurem por "Importante" ou "Urgente" nas mensagens e apliquem automaticamente a etiqueta correspondente. 


5. Como posso recuperar um e-mail que enviei?

Recuperar um e-mail raramente funciona no mundo real. Uma vez que a mensagem é enviada, não é possível recuperá-la. O Gmail, no entanto, fornece um recurso "Cancelar Envio". Para ativar esse recurso, vá para Configurações > Labs. Ative o item "Cancelar Envio". Uma vez que estiver ativado, vá para o a página de configurações gerais de email, e configure por quanto tempo você deseja ser capaz de desfazer o envio de uma mensagem. Uma vez permitido isso, você terá "X" segundos depois de clicar em "Enviar", para cancelar o envio e continuar a editar o seu e-mail.


6. Se eu arquivar um e-mail, como faço para encontrá-lo novamente ?

E-mails arquivados movem-se para a etiqueta de "Todos os E-mails", mas eles também encontram-se em quaisquer outras etiquetas que se aplicam para o e-mail. Um e-mail nunca sai de sua conta do Gmail a menos que você apague-o ou mova-o para o lixo. Utilize a busca se ​​você não conseguir localizar o e-mail.


7. Eu posso procurar por e-mails na lixeira?

Sim. No entanto, eles não serão devolvidos nos principais resultados da pesquisa. Olhe para a parte inferior da primeira página de resultados e você verá um pequeno ícone de lixeira juntamente com um link para ver os resultados da pesquisa a partir do lixo. Você pode procurar diretamente o lixo procurando por "in: trash", juntamente com as suas palavras-chave.


8. Existe uma maneira de o Gmail saber qual mensagem em uma conversa deve abrir quando eu retornar à ela?

Sim. Localize a mensagem de pessoa que você quer começar a ler a partir da próxima vez, clique na seta do lado direito da mensagem e selecione "Marcar como não lida a partir daqui." Quando você abrir essa conversa novamente, o Gmail irá abrir esta mensagem na conversa. 


9. Como eu posso organizar os meus e-mails?

Considere criar etiquetas para ajudar você a classificar os seus e-mails. Você pode começar especificamente como você mais gosta, mas dividir e-mails por área específica é sempre a melhor opção. Por exemplo: "Clientes," "Equipe," "Projetos," e "Despesas."


10. Existe um limite para o número de e-mails que posso enviar em um determinado dia ou um limite para quantas pessoas podem receber um e-mail específico? 

Você pode enviar até 2.000 e-mails por dia para destinatários externos. Para um e-mail específico, você está limitado a 500 destinatários, a menos que você use um grupo para enviar o e-mail (cada grupo conta como um único destinatário). Esta restrição existe para impedir que contas do Gmail enviem spam.


11. Qual a melhor forma de manter minha caixa de entrada dentro do limite de espaço que ela oferece?

Anexos utilizam mais espaço no e-mail. Um anexo de 20 MB utiliza o espaço de 2000 e-mails. Sempre que você precisar anexar um arquivo, considere enviá-lo para o Google Docs e compartilhá-lo, ao invés de enviá-lo por e-mail. Você não só vai economizar espaço no seu arquivo de mensagens, mas também irá economizar espaço em arquivos de e-mail dos destinatários. 


12. Quais são os atalhos de teclado? 

Pressione SHIFT +? para abrir uma exibição dos atalhos na tela. Para usar atalhos do teclado, você deve habilitá-los em configurações de e-mail. (Faça download dos atalhos de teclado do Gmail.)


13. Como posso enviar um e-mail criptografado com o Gmail?

A criptografia de mensagens Google está ativada em todo o domínio. Se um usuário coloca [encrypt] ou {encrypt} no assunto, irá criptografar o e-mail(para e-mail externo, apenas).


14. Qual é o tamanho e tipos de anexos que eu posso usar no Gmail? 

O tamanho da mensagem, incluindo anexos, não pode ultrapassar 25 MB. Existem também alguns arquivos que não podem ser enviados devido a regras de proteção contra vírus no Google. Se você precisar enviar um arquivo maior, faça o upload para o Google Docs e compartilhe-o.


15. Como posso ver toda a lista dos endereços de e-mail da empresa ou como eu posso enviar e-mail alguém na empresa?

A relação de e-mails do Hospital São Paulo, pode ser vista em sua área de contatos. Ao enviar e-mails aos servidores públicos, basta começar a digitar seu nome ou sobrenome para ver uma lista de resultados correspondentes.


16. Posso compartilhar contatos com os outros usuários? 

Você não pode compartilhar diretamente seus contatos pessoais. Você pode, no entanto, exportar seus contatos e enviar o arquivo para outras pessoas.

Mais dúvidas?

Acesse a página de Perguntas Frequentes do Gmail no Google!