Passo a passo


1. Primeiros passos

2. Upload de Arquivos

3. Criando um Modelo

4. Compartilhando arquivos e pastas

5. Docs, planilhas e slides


Vídeos


Visite a página de Recursos Adicionais para ver videos em múltiplas linguagens para otimizar o eLearning, bem como videos de nossos.

Perguntas Frequentes


1. O que é uma coleção? 


A coleção é semelhante a uma pasta, onde você pode adicionar outros Docs Google (documentos, planilhas, apresentações, etc.) Você pode compartilhar essa coleção com outros usuários e todos os documentos contidos nessa coleção são automaticamente compartilhados com eles. 


2. Que tipos de arquivos posso salvar no Google Docs? 


Você pode salvar praticamente qualquer tipo de arquivo no Google Docs, incluindo .Exe, .Zip, vídeos e documentos do tipo Office. Tenha em mente que qualquer arquivo que não estiver no formato do Google Docs contará em sua cota de armazenamento de documentos.


3. O Google Docs tem uma cota de armazenamento? 


Cada usuário do Google Suite tem 1 GB de armazenamento alocado no Google Docs. Isto é para todos os arquivos que não estão no formato do Google Docs. Os usuários têm uma quantidade ilimitada de arquivos do formato Google Docs(por exemplo, documentos, planilhas, apresentações, desenhos). Estes não contam para a cota de armazenamento.



4. Posso permitir aos utilizadores visualizar/comentar o meu documento, mas não editá-lo? 

Sim, o usuário pode ser configurado como "visualizador" com a capacidade de comentar ao invés de "Editar" ou "Colaborar". Isto irá permitir-lhes que comentem sobre o conteúdo, mas não poderão alterá-lo. 



5. Várias pessoas podem editar o mesmo documento ao mesmo tempo? 

Sim. A cada usuário será atribuída uma cor quando abrir o documento, e você poderá ver as mudanças no histórico de revisão com base nessa cor. Além disso, se outro usuário estiver editando o documento que você estiver visualizando, você verá o seu nome ao lado das mudanças. 


6. Posso compartilhar documentos com colegas de trabalho fora do Hospital São Paulo?


Sim, mas eles devem ter uma conta empresarial do Google (@gmail.com).


7. Um Editor/Colaborador pode deletar o meu documento?

Não, somente o dono do documento pode deletá-lo. 


8. O que acontece se eu excluir um documento que é compartilhado com os outros?  

Você será questionado se deseja excluir o documento para todos ou apenas para si mesmo. Neste último caso, você será solicitado a atribuir um novo proprietário do documento. 
 

Planilhas


1. Como posso criar células coloridas baseadas em valores? 


Use a opção "formatação condicional" em Formatar. Você pode criar regras para que a cor do texto e cor de fundo da célula que você quer, tenha base no valor da própria célula. 


2. Como posso criar células que só permitem que os usuários insiram valores específicos? 


Use o recurso de "validação", sob dados, para fornecer aos usuários uma lista de opções para a célula e, em seguida, marque a opção "Rejeitar entrada." 



3. Como posso copiar a "validação" ou "regras" de formatação de uma célula para outra? 

Use a ferramenta Pintar formatação na barra de ferramentas. Simplesmente clique na célula que você deseja copiar e clique no ícone do rolo de pintura. Em seguida, selecione as células que você deseja aplicar a formatação. 


4. Posso ser notificado quando forem feitas alterações em uma planilha compartilhada? 


Sim, você pode configurar as notificações que irão alertá-lo sempre que algo for alterado ou você pode optar por um resumo enviado por e-mail uma vez por dia, que contém todas as alterações feitas nesse dia. Você pode até especificar para ser notificado somente se algo muda em uma determinada folha, um intervalo de células pré-determinado, se os editores ou colaboradores foram adicionados ou removidos, ou se alguém apresentar um novo formulário. Essas configurações de notificação são encontrados no menu Ferramentas. 

Documentos 


1. Posso criar estilos adicionais para o meu documento? 


Neste momento o Google só permite o uso de estilos predefinidos. 


2. Como eu posso criar um sumário? 


Um sumário pode ser construído automaticamente se você usar Estilos para definir suas seções. Em seguida, basta ir para o topo do documento, inserir um sumário e a seção será construída automaticamente. 


3. Como posso criar favoritos para várias partes do documento? 


Você pode criar favoritos em determinadas partes de um documento clicando em Inserir > Favorito. Em seguida, clique em Inserir > Link > Nome dado ao favorito e essa parte do documento remeterá a leitura para o favorito criado anteriormente no local designado. 

Apresentações 


1. Que tipo de conteúdo de vídeo que eu posso adicionar a uma apresentação? 


Atualmente você só pode inserir vídeos do YouTube em apresentações. Há uma opção para pesquisar pelo seu video no YouTube ou você pode colar uma URL específica para um vídeo. 



2. Posso incrementar uma lista de marcadores em uma página simples?

Sim. Para isso ser feito, clique com o botão direito do mouse, na borda da caixa de texto onde se encontra o texto com os marcadores > Clique em Animar, na janela Surgimento marque a opção "Por parágrafo".
 


3. Como faço para adicionar e ver anotações do orador? 


Para exibir ou adicionar notas abaixo de cada slide, vá até o menu Visualizar e selecione Mostrar anotações do orador. Qualquer colaborador da apresentação com acesso a visualização da apresentação, será capaz de ver estas anotações. Qualquer colaborador da apresentação com acesso de edição para a apresentação, também será capaz de visualizar e editar essas notas. 


4. Posso personalizar transições de slides? 

Sim. Você pode adicionar ou modificar transições de slides no painel de Animações. Para ativar o painel de animações:
  • Vá para o menu Slide e selecione Alterar transição. 
  • Vá até o menu Visualizar e selecione Animações. 
  • Vá ao menu Inserir e selecione Animação.
O painel de animações é dividido em dois níveis. No topo, você verá opções de transição. Use o menu drop-down para selecionar uma transição de slides para o slide selecionado. Escolha a opção abaixo do menu drop-down para aplicar essa transição para todos os slides da apresentação. Na parte inferior, você pode aplicar animações para texto e objetos.